Comitiva da UEPB estabelece parcerias com instituições espanholas e alemãs nas áreas de Saúde e Tecnologia

27 de agosto de 2013

Uma comitiva de professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), formada pelos professores Misael Morais e José Augusto Oliveira, do Curso de Computação; pela professora Nadja Oliveira, do Curso de Odontologia; e pelo reitor Rangel Junior, viajou recentemente à Europa para buscar parceiras com instituições da Espanha e da Alemanha, nas áreas de Saúde e Tecnologia.

A viagem possibilitou avançar para o estabelecimento de uma parceria com a Universidade de Alcalá (Espanha), situada na localidade de Alcalá de Henares, na Comunidade Autónoma de Madrid, além da formalização de um convênio com o Centro de Pesquisa Fraunhofer (Alemanha), localizada na cidade de Kaiserslautern. A visita do reitor e dos professores da Universidade Estadual serviu para um primeiro contato que possibilitará, em breve, firmar os termos para um acordo que possibilite o intercâmbio de alunos, professores, bem como o início de cooperação entre projetos de pesquisa.

A ideia é que a partir de janeiro de 2014 já seja possível enviar alunos e professores para o desenvolvimento de atividades e pesquisas na Europa. A definição pelas áreas de Saúde e Tecnologia se deu pelo fato de a Universidade de Alcalá e o Centro de Pesquisa Fraunhofer serem dois dos principais polos de pesquisa destes segmentos na Europa. Na Espanha, a comitiva também aproveitou para conhecer as instalações e iniciar um processo de aproximação com empresas especializadas em tecnologia, com o intuito de desenvolver pesquisa e transferência de conhecimento entre as empresas e a UEPB.

uepbparcerias4As companhias espanholas visitadas pela comitiva paraibana foram: Indra, Ibertech e Fujitsu. Com a multinacional Indra, a equipe da UEPB participou de reuniões com os diretores das áreas de Saúde e Tecnologia da Informação. Na Ibertech, que já possui parceria com a UEPB através de um centro de excelência na área de Tecnologia da Informação, foram discutidas novas possibilidades de parcerias. Na Fujitsu, a comitiva teve reuniões com o presidente da empresa na Espanha e com o pessoal de Tecnologia da Informação.

Na avaliação do reitor Rangel Junior, “as parcerias estabelecidas na Espanha e Alemanha impulsionam o trabalho desenvolvido pela UEPB nas áreas de tecnologia e saúde, em articulação, e colocam em perspectiva a nossa Universidade para criarmos um verdadeiro centro de excelência nesta temática. Daremos uma grande contribuição à Paraíba e ao país”.

uepbparcerias2Para o professor Misael Morais, chefe adjunto do Departamento de Computação da UEPB e coordenador geral do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), essa troca de conhecimentos com as instituições europeias será muito importante para a Universidade iniciar um processo de aquisição de experiência com entidades que podem prestar um serviço de qualificação considerável à comunidade acadêmica.

“Nossa intenção com a formalização desse convênio e cooperação entre as partes é potencializar a aquisição de experiência desses centros de pesquisa. Queremos abrir os horizontes para os professores se especializarem e também para oferecer a nossos alunos oportunidades para que eles também possam estudar no exterior”, destacou o professor Misael.

Já o professor José Augusto Oliveira, também do Departamento de Computação e coordenador da Área de Safety do Nutes, apontou que a Coordenadoria de Relações Internacionais será a responsável para providenciar os documentos necessários para que os acordos sejam firmados.

Para a professora Nadja Oliveira, do Departamento de Odontologia e coordenadora da Área de Tecnologia 3D do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), os contatos mantidos com as instituições europeias serviram para consolidar a internacionalização da UEPB e colocar a Instituição no patamar de instituições de grande porte, que são referências no mundo.