Departamento de Computação

Departamento de Computação

CCT – CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Corpo Docente

Prof. Dr. Misael Elias de Morais

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1975), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1980) e Doutorado na área de concentração “Área de Processamento da Informação” pela Technische Universitat Stuttgart (1985) da Alemanha. Foi pesquisador e professor da Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), coordenador do Núcleo de Tecnologia Estratégica em Saúde (NUTES) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde da UEPB. Tem experiência na área de Processamento da Informação e Matemática/Estatística, com ênfase na aplicação em dispositivos médicos-hospitalar.

Página Pessoal:  http://lattes.cnpq.br/4517733010555330

Prof. Dr. Robson Pequeno de Sousa

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2000) na área de Concentração “Processamento da Informação – Imagens”, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), na área de “Processamento da Informação – Reconhecimento de Padrões”, Graduado em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba(1985). Foi pesquisador e professor do Departamento de Computação da Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é professor, pesquisador e chefe do Departamento de Computação da Universidade Estadual da Paraíba. Coordenador do programa Latus Sensus em Tecnologias Digitais na Educação- UEPB, Coordenador da Área de Processamento de Imagens do Núcleo de Tecnologia Estratégica em Saúde da UEPB. Tem experiencia na área de Processamento de Imagens, Reconhecimento de Padrões e em soluções na área de auxilio ao diagnóstico médico utilizando métodos e ferramentas da IA. Vem pesquisando e desenvolvendo um protótipo de software cujo objetivo é o auxilio ao diagnóstico médico na tomada de decisão quanto a remoção de pacientes em atendimentos emergenciais fora da unidade hospitalar.

Página Pessoal:  http://lattes.cnpq.br/3300067187001570

Profa. Dra. Katia Elizabete Galdino

Bacharel em Matemática (1991), Mestrado em Computação (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção na área de Concentração “Otimização Linear”. É professora pesquisadora do NUTES e coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia na Saúde – PPCTS. Tem experiência na área de Otimização Linear, Métodos Numéricos Computacionais, Modelagem Matemática, Tecnologias 3D e Prototipagem e Manufatura rápida para produtos da Saúde.

Página Pessoal: http://lattes.cnpq.br/0657038729605079

Prof. Dr. Frederico Moreira Bublitz

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2005), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba e coordenador da equipe de Testes no projeto de Certificação de Dispositivos Embarcados do NUTES. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Pervasiva, atuando nas áreas de Inteligência Artificial e Engenharia de Software.

Página Pessoal:  https://sites.google.com/site/fredbublitz/home
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3910966211279217

Profa. Dra. Luciana de Queiroz Leal Gomes

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2005), graduação em Telemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (2004) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Tem experiência na área de Engenharia de Software, com ênfase em Gerenciamento de Projetos e Qualidade de Software

Página Pessoal:  http://lattes.cnpq.br/0199328157540945

Prof. Me. Edson Holanda Cavalcante Júnior

Possui graduação em Licenciatura Curta em Ciências pela UFPB, graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFPB , especialização em Lógica Contemporânea pela UFPB e mestrado em Ciências da Computação pela UFPE. Atualmente é professor assistente da UEPB. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Licenciatura em Computação, com ênfase em Lógica e Modelos Formais, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica, informática na educação e modelos formais.

Página Pessoal:  http://lattes.cnpq.br/0691362467604112

Prof. Dr. Daniel Scherer

Possui Técnico em Química pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (1996) graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Feevale (2001) , mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). É professor da Universidade Estadual da Paraíba e coordenador da área de Usabilidade do NUTES. Além disto, atua em projetos com Realidade Aumentada, Educação a Distância e com interesse em Robótica. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase nos seguintes temas: Interface Homem-Máquina, Erro Humano, Informática Educativa.

Página Pessoal:  http://lattes.cnpq.br/9876878380575511

Prof. Dr. Djalma de Melo Carvalho Filho

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Potência e Telecomunicações.

Página Pessoal:  http://lattes.cnpq.br/8550727408970303

Prof. Me. Fábio Leite Júnior

Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2000 – 2006). Foi empresário e pesquisador na área de tecnologia da informação. Atualmente é professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pesquisador do NUTES, onde colabora com os programas de pós-graduação, desenvolve pesquisas na área de arquitetura de sistemas eletromédicos embarcados e cyber-physical systems. Tem experiência na área Sistemas de Informação e Bancos de dados; Sistemas de informação geográfica; geoprocessamento; Engenharia de software; arquitetura de software; programação.

Página Pessoal: http://lattes.cnpq.br/2373973143434094

Prof. Dr. Paulo Eduardo e Silva Barbosa

Possui técnico em Eletrônica e Telocomunicações pela Escola Técnica Redentorista (1999), graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), especialização em Validação de Software pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e Doutorado na área de concentração “Verificação e Validação de Transformações em Engenharia de Software Baseada em Modelos” pela Universidade Federal de Campina Grande (2012) com Doutorado Sanduíche realizado no Departamento de Eletrotécnica da Universidade Nova de Lisboa (2010). É pesquisador e professor do Departamento de Computação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES). Tem interesse em todas as atividades da engenharia de software e de sistemas, com ênfase em sistemas críticos.

Página Pessoal: nutes.uepb.edu.br/paulo

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9229454955533353

Prof. Dr. Vladimir Costa Alencar

Doutor em Recursos Naturais com ênfase em agroecologia e modelos de otimização de água baseados em programação linear para agricultura irrigada (2009). Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba – Campus Campina Grande (1990). Atualmente é Graduando em Radiologia na Faculdade Maurício de Nassau, Campina Grande, PB, Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Pesquisador do Laboratório de Ciência, Tecnologia em Saúde (LCTS)-NUTES/UEPB – INAMI. Tem experiência nas áreas: – Bancos de Dados, Mineração de Dados, Termografia, Construção de Dispositivos de M-Health, Biotecnologia Aplicada, Geoprocessamento e Epidemiologia do Câncer, atuando como Pesquisador no LCTS da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) / INAMI – NUTES, onde desenvolve projetos no Centro de Cancerologia no Hospital da FAP, Campina Grande, Paraíba.

Página Pessoal:  http://lattes.cnpq.br/3487530268089418

Profa. Me. Ana Isabella Muniz Leite

Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de Software, Desenvolvimento Colaborativo e Software Livre. Possui bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Foi Engenheira de Testes do Centro de Estudos Avançados do Recife (CESAR) – PE. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Computação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pesquisadora do Núcleo de Tecnologia Estratégica em Saúde (NUTES), mas especificamente atua nas linhas de pesquisa de “Testes de software para dispositivos médicos” e “Processo de desenvolvimento de software para dispositivos médicos”. Tem experiência na área de Qualidade de Software e Desenvolvimento de Software Colaborativo.

Página Pessoal:  http://lattes.cnpq.br/7904532399755071

Prof. Me. Antonio Carlos de Albuquerque

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1985) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Atualmente é Professos Titular do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual da Paraíba.

Página Pessoal:  http://lattes.cnpq.br/5084851259985207

Prof. Me. Isaque Alves de Lyra

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e mestrado em Informática [C.Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Atualmente é – Professor Universitário com Vínculo.

Página Pessoal:  http://lattes.cnpq.br/2140596753401184

Profa. Dra. Sabrina de Figueirêdo Souto

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na área de testes em sistemas configuráveis (2015). Possui graduação de bacharel (2007) e mestre (2010) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Áreas de pesquisa: teste de software, análise de programas e sistemas configuráveis.

Página Pessoal: http://lattes.cnpq.br/0595422027989879