Departamento de Computação

CCT – CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Departamento de Computação integra comissão organizadora do 6º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas de Computação

4 de outubro de 2016

O Departamento de Computação, representado pelos professores Misael Morais, Kátia Galdino e Paulo Barbosa, integram a comissão organizadora do 6º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas de Computação (Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, que será realizado entre os dias 1 e 4 de novembro de 2016, em João Pessoa.

O evento também terá na comissão organizadora a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (Laser). O objetivo do simpósio é promover discussões sobre vários temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas de computação, gerando a integração entre pesquisadores, estudantes e profissionais da área. Entre os temas que estarão em debate, se destacam: Controle e Automação, Sistemas Embarcados, Metodologias de Projeto, Linguagens e Ferramentas, Sistemas Distribuídos, Tolerância a Falhas e Confiabilidade, Métodos Formais e Verificação.

As inscrições estão abertas, o que dá direito à participação em vários eventos que integram o simpósio. Entre eles, temos a Competição Intel® de Sistemas Embarcados 2016, aberta a estudantes de graduação e pós-graduação, proporcionando a oportunidade de desenvolver sistemas inteligentes e inovadores e contribuir para a evolução deste segmento de computação no Brasil. O Departamento de Computação possui um projeto classificado para a fase final, que estará concorrendo com a proposta de Sistema de Monitoramento Cardiorrespiratório, sendo desenvolvida por uma equipe de docentes e discentes.

Os estudantes do curso terão incentivos promovidos pela Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), tais como ônibus se deslocando diariamente entre Campina Grande e João Pessoa, além de financiamentos à participação estudantil.

Maiores informações podem ser obtidas no site do evento, acessível no endereço eletrônico: http://sbesc.lisha.ufsc.br.