DECOM

Departamento de Comunicação

UEPB se torna instituição parceira do Canal Futura para intercâmbio de conteúdos, metodologias e projetos

29 de abril de 2016

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebe nesta quarta (27) e quinta-feira (28) a visita da gerente de Mobilização Comunitária e Universidades do Canal Futura, Ana Paula Brandão. A visita técnica faz parte da celebração do acordo de cooperação entre o Canal Futura e a Universidade para intercâmbio de conteúdos, metodologias, material didático e uma série de projetos em comum.

Nesta quarta, às 19h, Ana Paula Brandão estará no Auditório da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, apresentando o projeto do Canal Futura para alunos e professores do Departamento de Comunicação e de outros departamentos, bem como conhecendo a história da UEPB através de vídeo. Ja na quinta-feira, às 9h, será realizada reunião no Gabinete da Reitoria para tratar da ampliação da parceria e dos termos de cooperação.

Ainda pela manhã e início da tarde de quinta, Ana Paula visitará alguns projetos da UEPB, como o Núcleo de Tecnologias Estratégias em Saúde (Nutes) e outros ambientes e iniciativas. Em junho, a UEPB receberá nova visita da equipe do Canal Futura durante a cobertura do São João de Campina Grande.

Desde julho de 2015, o Departamento de Comunicação Social (DECOM), através do projeto Repórter Junino, vinha mantendo contatos com a direção do Canal Futura visando o estabelecimento da parceria para a produção audiovisual e cobertura do São João de Campina Grande. A UEPB é a primeira universidade da Paraíba a fazer parte do Canal Futura como parceira direta. O acordo foi assinado entre as partes e, agora, além do curso de Comunicação Social – Jornalismo, toda a Universidade se beneficiará e poderá ser envolvida em projetos e iniciativas no campo da educação, da cultura e da produção audiovisual.

Para o Curso de Comunicação Social da UEPB, a parceria é uma grande oportunidade para a prática jornalística dos alunos e experiência fora da Universidade. A produção de conteúdo para os telejornais do Canal Futura tem a colaboração dos cursos de comunicação e TVs universitárias. O Jornal Futura, por exemplo, tem uma produção de 50% dos cursos de jornalismo de todo o país. No mês de janeiro 35 alunos de todo o país participam de cursos no Rio de Janeiro sobre práticas de vídeo, áudio, pauta, produção e o resultado é exibido em interprograma para rede nacional.

Outro projeto interessante é o “Curtas Universitários”. Se um aluno do curso estiver desenvolvendo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de curta-metragem, poderá participar de uma seleção para que o Futura financie a produção com R$ 6 mil e exiba o produto final na rede.

O CANAL FUTURA

O Canal Futura é vinculado à Fundação Roberto Marinho e mantido por uma série de empresas privadas. É um canal sem fins lucrativos, que promove programação com conteúdos educativos, culturais e científicos e mantém parcerias com universidades de praticamente todos os estados da Federação. Dados oficiais do Futura indicam uma audiência de 40 milhões de telespectadores frequentes e 93 milhões de alcance.