DECOM

DECOM

Departamento de Comunicação

Apresentação

O curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já tem quase 50 anos de atuação, tendo sido originado a partir do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, criado em 02 de outubro de 1973, através da Resolução n° 6 do Conselho de ensino, pesquisa e extensão da antiga Universidade Regional do Nordeste. Cinco anos depois, em 20 de novembro de 1978, o Decreto 82.673/7 fez seu reconhecimento legal.

O novo Curso de Jornalismo atende às recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo (Resolução 01/CNE/CES/2013 do Ministério da Educação) e estabelece um novo perfil para os profissionais formados. A matriz curricular foi modernizada e atende a seis eixos de formação para o egresso: eixo de fundamentação humanística, eixo de fundamentação específica, eixo de fundamentação contextual, eixo de formação profissional, eixo de aplicação processual e eixo de prática laboratorial. No conjunto, esses eixos têm a perspectiva de oferecer uma formação sólida para os futuros jornalistas baseada em conhecimentos técnicos, teóricos e éticos. O curso tem duração de quatro anos para turmas com entrada no período da manhã ou da noite.

O curso de Jornalismo da UEPB possui laboratórios para práticas de radiojornalismo, jornalismo digital, telejornalismo, projeto gráfico e fotojornalismo, entre outras demandas laboratoriais necessárias para a formação do corpo discente. Com 23 professores atuando no Departamento de Comunicação Social, 56.5% do quadro são de professores com titulação de Doutorado, 30.4% com mestrado, 8.6% de especialistas e 4.3% de graduados constituindo um corpo docente consistente e experiente para atuar no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Na Extensão, o curso tem uma forte atuação com projetos consolidados que atendem à comunidade e desenvolvem atividades para a cultura popular, para a comunicação e atendimento social e de inclusão, permitindo a participação efetiva dos discentes em diversas atividades. Na Pesquisa, o curso possui projetos de iniciação científica para formação de futuros pesquisadores e desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso, Grupos de Pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, além de professores atuando em Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Nos mais de 40 anos do curso, milhares de profissionais formados estão trabalhando no mercado local, estadual e nacional, em emissoras de rádio e TV, jornais, portais de internet, assessorias de imprensa, organizações não governamentais e outros setores associados ao jornalismo e à comunicação. Além da atuação profissional, centenas de outros profissionais enveredaram para o campo acadêmico buscando pós-graduações com o objetivo de trabalhar com ensino e pesquisa.