DECOM

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Departamento de Comunicação

Competências, Atitudes e Habilidades

Seguindo, então, a mesma premissa do item voltado à descrição do perfil profissional do egresso do curso, o Projeto define as competências e habilidades gerais e específicas considerando a formação geral e a habilitação em jornalismo. As habilidades e competências aqui expostas estão elencadas no documento final das Diretrizes Curriculares e referendadas pelo INEP quando define os critérios de mensuração de conhecimentos a serem considerados pelo ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Assim, considerou-se que o bacharel em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo é um profissional capacitado ao desempenho das seguintes atividades:

  • Registrar fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens;
  • Interpretar, explicar e contextualizar informações, considerando a convergência dos gêneros e negando o reducionismo das suas dicotomias;
  • Investigar informações, produzir textos e mensagens jornalísticas com clareza e correção e editá-los em espaço e período de tempo preestabelecido pelos ditames da produção jornalística;
  • Formular pautas e planejar coberturas jornalísticas;
  • Formular questões e conduzir entrevistas;
  • Relacionar-se com fontes de informação de qualquer natureza;
  • Trabalhar em equipe com profissionais da área;
  • Compreender e saber sistematizar e organizar os processos de produção jornalística;
  • Desenvolver, planejar, propor, executar e avaliar projetos na área de comunicação jornalística;
  • Avaliar criticamente produtos, práticas e empreendimentos jornalísticos;
  • Compreender o jornalismo enquanto campo científico a partir da consciência em torno das questões metodológicas mais emblemáticas que permeiam as discussões da comunicação. Essa perspectiva coloca-se para além do entendimento dos processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade;
  • Identificar o que é informação de interesse público e pautar-se eticamente no tratamento dessas informações;
  • Identificar e equacionar questões éticas de jornalismo;
  • Adotar postura ética e compromisso com a cidadania, no sentido de perceber que o exercício da profissão de jornalista implica informar para formar consciências proativas que interfiram na sociedade a fim de implementar mudanças no âmbito coletivo;
  • Manter-se crítico e independente, no que diz respeito às relações de poder e às demandas em diversos níveis que se sucedem na sociedade, tendo em vista o viés educativo que perpassa o compromisso da ação de informar;
  • Dominar a língua nacional e as estruturas narrativas e expositivas aplicáveis às mensagens jornalísticas, abrangendo-se leitura, compreensão, interpretação e redação;
  • Dominar a linguagem jornalística apropriada aos diferentes meios e modalidades tecnológicas de comunicação, considerando, sobretudo, o momento de convergência tecnológica que concerne à mundialização informacional;
  • Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias jornalísticas, repercutindo-os sobre sua prática profissional, tecendo uma visão ampla sobre os processos de mediação e de recepção que influenciam a construção informacional;
  • Ter as demais competências e habilidades que caracterizam o trabalho nas circunstâncias em que o jornalista é normalmente inserido, buscando compreender o cenário das infovias e construindo novas concepções sobre a realidade midiática em constante mutação.