DECOM

DECOM

Departamento de Comunicação

Organização Curricular

No curso de Bacharelado em Jornalismo, a proposta da organização curricular leva em consideração as recomendações das Diretrizes Nacionais, que estabelecem o equilíbrio entre teoria e prática, com a inserção de disciplinas laboratoriais a partir do primeiro semestre, para que o aluno já tenha contato com a prática jornalística e com ferramentas e estratégias de produção de conteúdo. Além da perspectiva da interface entre teoria e prática, a organização curricular do curso privilegia nas disciplinas a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e fomenta a promoção de proximidade com a sociedade. As atividades de ensino têm um forte vínculo com os Grupos de Pesquisa (cadastrados no CNPq) dos docentes de modo a ampliar as discussões em sala de aula com pesquisas teóricas, reflexivas e empíricas nos grupos permitindo que os discentes tenham contato com iniciação científica, com laboratórios avançados.

As Diretrizes Nacionais recomendam, no mínimo, 3.000 (três mil) horas de aulas em cursos regulares na área de jornalismo. A estrutura curricular comporta 3.035 (três mil e trinta e cinco) horas já somado o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. A hora/aula será estabelecida como hora/relógio. A distribuição de cargas horárias e a organização curricular do curso estão estruturadas e definidas a partir de Atividades Complementares (AC), Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio Curricular Supervisionado e Flexibilização Curricular que permita a construção de uma formação completa nas dimensões éticas, práticas e teóricas.

O curso terá duração mínima de oito semestres letivos e uma duração máxima de quinze semestres, no período diurno ou noturno, perfazendo quatro anos de curso como período mínimo para integralização. A carga horária do curso está totalizada em 3.035 (três mil e trinta e cinco) horas, distribuídas em blocos de atividades e/ou componentes curriculares do projeto (Básico Comum, Básico Específico de Estágio, Básico Específico de TCC, Básico Específico do Curso, Complementar – AACC, Complementar – Eletivos e Livres, Livres).

Em relação às Atividades Complementares (AC) do curso consideram o Art. 13 das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Jornalismo em que “as atividades complementares são componentes curriculares não obrigatórios que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, dentre elas as adquiridas fora do ambiente de ensino”. No curso de Jornalismo da UEPB, com base em parâmetro determinado pelas Diretrizes Curriculares, o estudante deve integralizar 200 horas por meio de atividades complementares (AACC).

Documentos*:

 

*Toda a documentação linkada nos itens foi extraída do PPC do Curso, que consta na íntegra logo acima.