DECOM

DECOM

Departamento de Comunicação

Projetos de Extensão

O curso de Jornalismo da UEPB tem uma tradição já consolidada no tocante a atividades de extensão. Alguns dos projetos estão elencados abaixo:

Gestão de Comunicação na APAE de Campina grande – Paraíba

O projeto tem por objetivo prestar assessoria de comunicação para a APAE-PB, instituição sem fins lucrativos. Os alunos bolsistas e voluntários elaboram releases para a divulgação dos eventos internos e/ou externos da instituição, fazem cobertura destes eventos e divulgam na página oficial, além de atualizarem as redes sociais, como o Facebook.

  • Coordenadora: Profa. Ms. Maria de Fátima Cavalcante Luna

Agência de Comunicação Receita, Cidadania e Desenvolvimento (Agência RC&D)
O projeto tem como objetivo produzir e veicular conteúdo voltado à educação fiscal para o portal de notícias do Receita para a Cidadania e para o Desenvolvimento e as diversas mídias e redes sociais, bem como publicar mensalmente o boletim informativo Receita, Cidadania & Desenvolvimento.

  • Coordenador: Prof. Ms. Arão de Azevedo Souza

Informação e interação no MAPP: suporte de atenção aos visitantes

O projeto agrega alunos da UEPB preparados para atender a demanda de usuários do Museu de Arte Popular da Paraíba, no tocante a um acompanhamento criterioso e com informações objetivas e pertinentes ao acervo do Museu durante as visitas públicas que acontecem desde o dia 05 de junho de 2014, quando foram iniciadas as atividades do MAPP.

  • Coordenador: Prof.ª Dr.ª Cássia Lobão Assis

Educação fiscal para jornalistas e demais comunicadores sociais

O projeto tem como objetivo inserir os operadores da comunicação na compreensão dos fenômenos econômico-tributários e da educação fiscal para a cidadania e para o desenvolvimento, de modo a compartilhar saberes com a sociedade, de forma eficiente e eficaz.

  • Coordenadores: Prof. Dr. Antonio Roberto Faustino e Prof. Francisco Leite Duarte.

Redes, vozes e rendas

Jornalismo cultural e assessoria de comunicação como instrumento de divulgação e visibilidade das produções das rendeiras da Paraíba

  • Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Ingrid Farias Fechine de Oliveira

Repórter Junino: laboratório de jornalismo digital

O projeto é um dos mais importantes projetos de extensão do DECOM. Os alunos que participam do projeto, cerca de 50 a cada ano, têm a oportunidade de atuar na produção de notícias, reportagens multimídia e gravação de programas radiofônicos para a distribuição em podcasts na webrádio junina e na produção para a webtvjunina, durante o período do Maior São João do Mundo. Em 2015 o projeto completou 10 anos de atividade. Em 2010, o projeto foi apontado como um dos mais antigos projetos e exemplo de laboratório de ensino e práticas de jornalismo digital no Brasil no livro “Mapeamento do Ensino do Jornalismo Digital em 2010”, publicado pelo Rumos Itaú Cultural.

  • Coordenador: Prof. Dr. Fernando Firmino da Silva;

Memórias Revistas

Histórias de vida em reportagem multimídia

  • Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Ada Kesea Guedes Bezerra