DECOM

DECOM

Departamento de Comunicação

Projetos de Pesquisa

Comunicação, Cultura e Desenvolvimento

Entre os objetivos do grupo, destaca-se a análise e o debate das mudanças que afetam as festas juninas, a partir da interferência de fatores relacionados com o processo de urbanização nas cidades brasileiras, a destacar a midiatização das expressões populares; A análise e o debate da relação comunicação pública da ciência e desenvolvimento sustentável; avaliar o papel da mídia na democracia contemporânea; entre outros. O Grupo atua nas seguintes linhas de pesquisa: Comunicação Comunitária, Comunicação e Desenvolvimento, Comunicação e Educação, Comunicação, Ciência e Desenvolvimento Regional, Folkcomunicação e Cultura Popular, Mídia e Informação Local.

  • Líderes: Luiz Custódio da Silva e Cidoval Morais de Sousa
  • Colaboradores: Antonio Roberto Faustino da Costa, Arão de Azevêdo Souza, Goretti Maria Sampaio de Freitas, Luís Adriano Mendes Costa, Maria do Socorro Tomaz Palitó Santos, Robéria Nádia Araújo Nascimento, Rômulo Ferreira de Azevedo Filho.

Comunicação, Memória e Cultura Popular

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Memória e Cultura Popular, objetiva desenvolver estudos através de pesquisas, que apoiem a iniciação científica e fortaleça atividades de extensão na área de Comunicação (Jornalismo/ Assessoria de Comunicação/Mídia) e Cultura. Realizam-se pesquisas em torno dos saberes das Culturas populares, registrados na oralidade e na escritura, expressões da Memória Coletiva. Rendeiras, rendas, artesanato, cordel, funcionaram como primeiro centro de interesse de pesquisa do Grupo, que tem se ampliado com os estudos de temáticas afins. A base teórica tem se apoiado nos estudos de autores como Marques de Melo, Paul Zumthor, Halbwachs, Edgar Morin, Lévi-Strauss, Castells, Pierre Lévy. A atuação do Grupo concentra-se igualmente na interação com outros grupos de pesquisa que desenvolvem temáticas afins, estimulando as pesquisas na área, a disseminação das discussões, incentivando a organização de publicações, apresentações de trabalhos em congressos/eventos.

  • Líder: Ingrid Farias Fechine Oliveira
  • Colaboradores: Antonio Simões Menezes, Orlando Ângelo da Silva, Robéria Nádia Araújo Nascimento

Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade – MOBJOR

Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade – MOBJOR constitui-se de um grupo inovador que aglutina pesquisadores e estudantes em torno de pesquisas e estudos sobre a relação jornalismo e mobilidade a partir da perspectiva das tecnologias móveis digitais (tablets, smartphones) e do paradigma da mobilidade contemporânea dentro de um contexto de convergência jornalística e multiplataformas e de um ecossistema móvel. O Grupo tem por objetivo: 1) desenvolver estudos e metodologias para análise de fenômenos da mobilidade informacional aplicada ao jornalismo; 2) capacitar alunos e pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas avançadas no campo da comunicação móvel em nível de graduação e de pós-graduação; 3) propor o desenvolvimento de aplicativos e sistemas para dispositivos móveis digitais através de laboratório de pesquisa da mobilidade informacional; 4) estabelecer parcerias nacionais e internacionais para estudos e projetos e intercâmbios de pesquisadores.

  • Líder: Fernando Firmino da Silva
  • Colaboradores: Antonio Simões Menezes, Arão de Azevêdo Souza

Linguagem e Comunicação

Trata-se de um grupo de pesquisa com a finalidade de compreender os fenômenos linguageiros dentro da sociedade, através do seu contexto histórico. As diversas formas de estudar a linguagem e os processos comunicativos contribuirão para a percepção da manifestação e expressão dos sujeitos históricos. Sendo assim, estes estudos contribuirão na esfera da educação, comunicação e linguística.

  • Líder: Moisés de Araújo Silva
  • Colaboradora: Cássia Lobão Assis