DEPBIO

DEPBIO

Departamento de Biologia

Professora de Biologia da UEPB lança Manual Teórico Metodológico de Educação Ambiental

14 de julho de 2016

Coordenadora do Grupo de Extensão e de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental do curso de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a professora Mônica Maria Pereira da Silva acaba de publicar o “Manual Teórico Metodológico de Educação Ambiental”. A obra foi elaborada no sentido de favorecer as pessoas que têm uma consciência ambiental a trabalhar o tema meio ambiente nos diversos segmentos da sociedade, a exemplo da escola, associações de moradores, comunidades eclesiais de base e unidades de saúde. “O manual traz diferentes formas de se trabalhar essa temática, tanto na educação formal como na edução não formal”, explica Mônica.

O trabalho é fruto de uma experiência de mais de 20 anos da autora, no qual ela foi desenvolvendo estratégias para favorecer o processo de “Sensibilização e Formação em Educação Ambiental”. Ela garante que nesse período conseguiu motivar muitos paraibanos a ter um novo olhar sobre o meio ambiente, dando assim uma contribuição para a preservação da natureza e um espaço mais saudável.

O manual é dividido em três partes. Na primeira a autora publicou os textos básicos e as estratégias para trabalhar o tema, a exemplo da introdução a biodiversidade, a crise ambiental, água, o efeito estufa, a formação do solo, o desmatamento, os resíduos sólidos e a relação meio ambiente e saúde, o consumo sustentável. Na segunda parte do livro há o aprofundamento dos textos, oferecendo uma capacitação ao professor para trabalhar o tema na sala de aula.

Já na terceira parte, o livro mostra como a educação ambiental pode provocar transformações sociais de modo a favorecer um novo pensar e agir da sociedade. Alguns textos mostram os trabalhos de extensão universitária e a educação ambiental proporcionando transformações de vidas humanas, como é o caso da experiência vivenciada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.

Entre os artigos escritos destaque para “Trilhas Ecológicas e seu Papel na Educação Ambiental”, escrito pela professora Maria Avany Bezerra Gusmão, da UEPB, e “Farmácia Viva ou Horta Medicinal”, de autoria da professora Valéria Veras Ribeiro, também da UEPB. No manual a autora também apresenta outros textos complementares como a “Nossa Casa Comum”, que foi o tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

Para tornar a leitura mais agradável e favorecer a educação ambiental, Mônica Maria utilizou alguns recursos como a música, a contação de histórias e poesias. O livro também apresenta uma lista de filmes que podem ajudar os professores e os amantes do meio ambiente a trabalhar o tema, bem como um calendário ecológico e uma lista de leis que servem de base para aprofundar a temática.

O livro foi financiado pelo Ministério da Educação (MEC), através de projeto de extensão desenvolvido na UEPB e apresentado no 5º seminário “Discutindo O Meio Ambiente”, realizado em Campina Grande no mês de abril deste ano.

A obra foi criada apenas com o intuito de favorecer a prática de boas ações de meio ambiente e está sendo distribuído gratuitamente aos interessados. A autora já destinou 10 exemplares para a Biblioteca Central da UEPB. “A ideia é multiplicar as estratégias que podem ser trabalhadas na educação ambiental”, observou a autora. O manual já foi lançado nos municípios de Gado Bravo e São Vicente do Seridó.

Os interessados em adquirir o manual podem entrar em contato com a professora Mônica Maria através do telefone (83) 9 8841-8502.

Texto: Severino Lopes