DEPBIO

DEPBIO

Departamento de Biologia

Laboratório de Entomologia

entomologiaO Laboratório de Entomologia está inserido no departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB/CCBS, campus I, Campina Grande, PB. Inicialmente (1991) foi criado e objetivava desenvolver pesquisas em Ciências Agrárias, principalmente com controle biológico de insetos-praga. Desde 2001 passou a desenvolver pesquisas com entomologia Médica, tendo como objetivo principal o estudo de insetos vetores de doenças ao homem, principalmente Culicidae, como Aedes aegypti, Aedes albopictus e Culex quinquesfaciatus. Suas linhas de pesquisas principais estão voltadas para a Ecologia dos vetores, monitoramento da resistência à inseticidas, genética populacional e interação parasitas-vetores da dengue, chicungunya e zica.

O laboratório objetiva ainda a formação e a capacitação profissional de estudantes de graduação, através de estágios voluntários, curriculares e de iniciação científica, e alunos de pós-graduação em nível de mestrado.

Equipe técnica:

Profo. Dr. Eduardo Barbosa Beserra (coordenador) (ebarbosa@uepb.edu.br)

Profo. Dr. Walter Fabrício S. Martins (walterfsm@yahoo.com.br)

Técnica de Laboratório Msc. Renata Silva Leandro (nata.leandro@hotmail.com)

Principais temáticas:

  1. Biologia do desenvolvimento e ecologia de Aedes aegypti e Aedes albopictus;
  2. Competição entre Aedes aegypti, Aedes albopictus;
  3. Monitoramento da resistência de Aedes aegypti a inseticidas;
  4. Genética da resistência de Aedes aegypti a inseticidas
  5. Dinâmica de transmissão vetorial do vírus dengue, chicungunya e zica por Aedes aegypti, Aedes albopictus e Culex quinquesfaciatus;
  6. Genética e Biologia Molecular de Aedes aegypti, Aedes albopictus e Culex quinquesfaciatus;
  7. Biodiversidade de Culicidae.