DEPBIO

Departamento de Biologia

Laboratório de Pesquisa Botânica – LPBot

As dependências da Área de Botânica, Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, contam na atualidade com 04 (quatro) professores permanentes doutores, 02 (dois) técnicos de laboratório permanentes e 01 (um) bolsista de apoio técnico (AT), todos eles de nível superior, além de uma plataforma para a execução de estudos nas seguintes linhas de atuação: “Florística e Ecologia de Briófitas”, “Florística e Taxonomia de Angiospermas”, “Fisiologia Vegetal” e “Anatomia Vegetal”. Na atualidade contamos com aproximadamente 20 alunos, entre os de graduação e de pós-graduação, orientados por professores das diferentes subáreas representadas no Campus I.

A estrutura física da Área de Botânica inclui dois laboratórios; 01 (um) Didático e 01 (um) de Pesquisa, além do Herbário Manuel de Arruda Câmara (ACAM).

O Laboratório de pesquisa (LPBot) possui 60m2 e está subdividido em três ambientes; um ambiente com 36 m2, que se constitui no principal espaço para a execução de pesquisas nas diferentes linhas de atuação que compõem a Área de Botânica no âmbito do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e outros dois ambientes com 12 m2 cada um (Antessala I e Antessala II). Os equipamentos pertencentes ao LPB consistem em 06 (seis) microscópios estereoscópicos (lupas) e 02 (dois) microscópios ópticos, além de 02 (duas) bancadas de cimento com tampo de granito no espaço principal, armários suspensos nos 03 (três) ambientes e pias em 02 (dois) dos ambientes que compõem as suas dependências, além de materiais para coletas de material botânico, 01 (um) freezer vertical, 02 (dois) armários de aço para acondicionamento de coleções de plantas vasculares e 01 (um) armário “modelo fichário” para o acondicionamento de briófitas sensu lato, todos eles vinculados a projetos coordenados pelos professores das subáreas “Florística e Ecologia de Briófitas”, “Florística e Taxonomia de Angiospermas” e “Anatomia Vegetal”.

Professores:

– Ana Paula Stechhahn Lacchia, Dra. em Biologia Vegetal (UNICAMP);

– Dilma Maria de Brito M. Trovão, Dra. em Recursos Naturais (UFCG);

– José Iranildo Miranda de Melo, Dr. em Botânica (UFRPE);

– Shirley Rangel Germano, Dra. em Biologia Vegetal (UFPE).

Técnicos:

– Macelly Correia Medeiros (Mestre em Ecologia e Conservação – UEPB);

– Robson Cesar Albuquerque (Doutor em Recursos Naturais – UFCG);

– Elainne Cristina Silva Costa (Bolsista de Apoio Técnico – Fundação Flora/Mestre em Ecologia e Conservação – UEPB).