DEPBIO

DEPBIO

Departamento de Biologia

Unidades Especiais

Herbário Manuel de Arruda Câmara (ACAM)

O Herbário Manuel de Arruda Câmara (ACAM), fundado em Setembro/1981 pelo Professor Ivan Coelho Dantas, tendo como atual curador o Professor José Iranildo Miranda de Melo, possui 60m2 subdividido em dois ambientes; o primeiro compreende a sala de curadoria e de processamento e herborização, contendo bancadas de cimento com tampo de granito, armários suspensos, 01 (uma) estufa de circulação de ar e 01(um) freezer horizontal com capacidade para 1.500 l. A segunda sala acomoda a coleção botânica, inserida em 08 (oito) armários de aço, estando composta por cerca de 2.500 espécimes dos quais aproximadamente 1.700 foram coletados a partir de Setembro/2008 através de incursões feitas nas diferentes mesorregiões do Estado da Paraíba; envolvendo alunos de graduação (Curso de Ciências Biológicas – Habilitações Licenciatura e Bacharelado) e de pós-graduação (Mestrado em Ecologia e Conservação/PPGEC-UEPB). O segundo ambiente acomoda 03 (três) microcomputadores 02 (dois) deles interligados à rede mundial de computadores (internet), 01 (uma) impressora profissional, 01 (uma) impressora multifuncional, 01 (um) Datashow e literatura taxonômica como, por exemplo, a Flora Neotropica (1968-2002), dentre outras importantes obras, e 01 (uma) coletânea de artigos científicos sobre florística e taxonomia de angiospermas. O ACAM possui outros itens considerados fundamentais para a realização dos estudos e pesquisas executados nas instalações de Botânica no âmbito da linha de “Florística e Taxonomia de Angiospermas”.

O ACAM é um dos quatro herbários localizados no Estado da Paraíba, sendo o único existente na microrregião de Campina Grande, e por abrigar uma importante coleção da flora paraibana e nordestina consiste em um importante espaço para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo os mais diferentes aspectos relacionados à flora através de consultas ao seu acervo, quais sejam: Etnobotânica, Fenologia (especialmente a reprodutiva), Florística e Taxonomia, dentre outras subáreas da Botânica além da Zoologia e Ecologia.

Desde Dezembro/2015 o Herbário ACAM vem sendo apoiado pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) através de um projeto coordenado pela Dra. Rafaela Campostrini Forzza, do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), e gerenciado pela Fundação Flora de Apoio à Botânica. Através dessa iniciativa, o Herbário Manuel de Arruda Câmara (ACAM) foi contemplado com 01 (uma) bolsista de apoio técnico de nível superior (AT) e com equipamentos para a digitalização das suas coleções, o que culminará na disponibilização de todo o seu acervo no site do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (REFLORA).