Departamento de Matemática

Departamento de Matemática

CCT – CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Áreas

Campo de atuação profissional

Tradicionalmente, o maior mercado é o da docência, de modo que os licenciados podem atuar em escolas públicas e particulares de ensino Fundamental e Médio. Este é um mercado aquecido dado déficit de professores da área das Ciências Exatas. Já os Bacharéis, principalmente aqueles que possuem Pós-Graduação no âmbito Stricto Sensus, são contratados pelas universidades para ensino e pesquisa. Também podem atuar em bancos, no mercado financeiro e em empresas de diversos setores que façam uso de modelagem matemática. Ganham importância dentro das corporações profissionais especializados em gerenciamento de dados e modelagem matemática, capazes de desenvolver algoritmos para melhorar o desempenho do negócio. As capitais, principalmente do Sul e Sudeste, são os mercados mais interessantes. Mas há carência de professores em todo o país, com destaque para o Ensino Médio em escolas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

De forma mais clara, o matemático pode desempenhar atividades em setores como:

  • Docência: Na Licenciatura, o objetivo é, especificamente, formar professores, possibilitando aos estudantes obter uma visão ampla do conhecimento matemático e pedagógico.
    Nesse sentido, esse profissional pode se especializar em educação, educação matemática ou administração escolar.
  • Economia: Produção – Otimização de processos de produção para evitar desperdícios. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Atuação na modelagem de sistemas de produção.
  • Engenharia: Gerenciamento Ambiental – Cria modelagens com o intuito de auxiliar decisões a respeito de produtos ou processos que causam danos ao meio ambiente.
  • Finanças: Projeções de risco. Otimização e gerenciamento de investimentos. Realização de modelagem de produtos financeiros, etc.
  • Informática: Ciências Computacionais – Cria algoritmos para software e também traduz modelos matemáticos para a linguagem computacional.
  • Medicina; Biomatemática – Atua na recuperação de imagens obtidas por exames como tomografias e ressonâncias. Quantifica a leitura de imagens de ultrassonografia.