Departamento de Matemática

Departamento de Matemática

CCT – CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

PROFMAT

Apresentação

O PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. Visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.

Os objetivos do PROFMAT são consistentes com a missão estatutária da SBM de “Estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis” e também vem ao encontro da LEI Nº 13.005, DE 25 JUNHO DE 2014 (Plano Nacional de Educação), que coloca em sua Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

O PROFMAT foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua reunião, realizada nos dias 25 a 29 de outubro de 2010. O reconhecimento do PROFMAT pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) foi concebido através da Portaria n° 1325, publicada no D.O.U. de 22/9/2011, Seção 1, Pág. 634, e Retificada pela Portaria n° 1105, publicada no D.O.U. de 4/9/2012, Seção 1, Pág. 97.

O Programa é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática, e é executado pelas Comissões Acadêmicas das Instituições Associadas.
No âmbito da UEPB, o PROFMAT teve sua primeira turma com início em 2012 e a aprovação de seus Regimentos Geral e Interno, em 2104 através da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/057/2014.
Áreas de Concentração: Ensino de Matemática e Matemática Aplicada

Linhas de Pesquisa:

  • Análise Funcional; Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais;
  • Sistemas Dinâmicos; Geometria Diferencial;
  • Otimização; Análise Numérica;
  • Teoria dos Números;
  • Geometria Algébrica e Ensino Básico de Matemática.

Ponto forte: este Mestrado Profissional visa melhorar o ensino de matemática nos cursos de educação básica, pela formação de profissionais competentes e comprometidos com a realidade da região.

Mestrado Profissional – avaliação da CAPES, nota 3

Área Básica: Educação

Coordenador: Prof. Dr. Davis Matias de Oliveira

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Aldo Trajano Lourêdo

Logradouro: Rua das Baraúnas, 351

Bairro: Campus Universitário da UEPB

Cidade/UF: Campina Grande/PB CEP: 58.429-600

Telefone: (83) 3344-5332

E-mail: davis_matias@uepb.edu.br

Url: http://www.profmat-sbm.org.br/

Corpo Docente

  • Dr. Aldo Trajano Lourêdo (DM/CCT) – aldotl@bol.com.br
  • Dr. Davis Matias de Oliveira (DM/CCT) – davis_matias@uepb.edu.br
  • Drª. Maria Isabelle Silva (DM/CCT) – misabellesb@gmail.com
  • Drª. Luciana Roze de Freitas (DM/CCT)- lucianarfreitas@hotmail.com
  • Dr. Vandenberg Lopes Vieira (DM/CCT) – vandenberglv@yahoo.com.br
  • Drª Divanilda Maia Esteves (DE/CCT) – diana.maia@gmail.com
  • Dr. Francisco Sibério Bezerra Albuquerque (DM/CCEA) – siberio_ba@uepb.edu.br

Professores Visitantes

  • Dr. Manuel Antolino Milla Miranda – milla@im.ufrj.br

Colegiado

  • Davis Matias de Oliveira – Presidente
  • Aldo Trajano Lourêdo – Adjunto
  • Divanilda Maia Esteves – Representante Docente
  • Elias Dias Coelho Neto – Representante Discente
  • Francisco Sibério Bezerra Albuquerque – Representante Docente
  • Luciana Roze de Freitas – Representante Docente
  • Maria Isabelle Silva – Representante Docente
  • Vandenberg Lopes Vieira – Representante Docente