Professores do Departamento de Computação promovem workshop com interdisciplinaridade

25 de outubro de 2016

Visando criar discussões em prol de abordagens metodológicas inovadoras, que permitam despertar o interesse dos alunos e engajá-los no processo de ensino e de aprendizagem, a disciplina de Paradigmas Educacionais, oferecida pelo curso de Computação, buscou promover reflexões sobre as mudanças sociais e, também, sobre as novas necessidades dos alunos.

O workshop realizado na última sexta-feira, 14/10/2016, apresentou um site como finalização de um projeto desenvolvido ao longo da disciplina. Esse projeto teve como objetivo a elaboração de atividades para componentes curriculares do 5° período do curso de Computação (noite), com base em metodologias, como educação à distância e sala de aula invertida.

Ao perceberem o entusiasmo dos alunos em fases prévias do semestre, os professores Aline Tavares e Thiago Meneses envolveram toda a turma em um só projeto integrador com a disciplina de Cálculo Numérico. Essa proposta gerou contribuições significativas e determinantes para a execução do projeto.

Segundo a professora Aline Tavares, através de grupos de trabalho para elaboração do conteúdo, gravação das vídeo aulas e desenvolvimento do site, a turma cumpriu deadlines que exigiam interdependência entre os grupos, levando-os a se organizarem e até a cobrarem dos colegas, atuando de forma articulada e com o profissionalismo esperado em software-houses.