DECOM

Departamento de Comunicação

UEPB e Canal Futura definem detalhes de parceria para intercâmbio de conteúdos acadêmicos

29 de abril de 2016

A produção audiovisual da Universidade Estadual da Paraíba gerada a partir dos projetos de extensão e outras iniciativas da Instituição no campo da cultura, educação, meio ambiente, entre outros poderá ser veiculada em breve no Canal Cultura. Este foi um dos pontos tratados pelo reitor Rangel Junior na reunião com a gerente de Mobilização Comunitária e Universidades do Canal Futura, Ana Paula Brandão, na manhã desta quinta-feira (28), no Gabinete da Reitoria.

A visita técnica fez parte da celebração do acordo de cooperação entre o Canal Futura e a Universidade para intercâmbio de conteúdos, metodologias, material didático e uma série de projetos em comum. O Convênio de Cooperação foi celebrado no ano passado entre o Canal Futura, a UEPB e a Fundação Roberto Marinho, e tem prazo de 36 meses.

Durante o encontro, o reitor Rangel Junior e a jornalista Ana Paula Brandão começaram a definir uma agenda de ações que serão realizadas pela UEPB e o Canal Futura nos próximos meses, sempre visando a troca de conhecimentos e circulação do material produzido.

O reitor enfatizou que a parceria possibilitará uma efetiva troca de conhecimento, visto que o Canal Futura dispõe de um acervo enorme de material produzido acerca da educação infantil, da cultura, do meio ambiente e que pode ajudar na formação dos futuros profissionais da UEPB. Ele lembrou que a Universidade tem um potencial muito grande no campo audiovisual e destacou que as questões ambientais, o bioma do semiárido paraibano e os recursos hídricos são alguns dos temas objeto de pesquisa da UEPB em seus projetos de extensão e cursos de Pós-Graduação.

“É uma parceria que pode gerar muitos frutos. O que nos anima bastante é essa possibilidade conjugada, uma via de mão dupla de verdade, onde poderemos levar o que a gente produz e, ao mesmo tempo, utilizar o que eles já têm produzido e ainda produzirão”, frisou Rangel, que também falou da possibilidade de criação de um canal de TV da própria UEPB onde será reproduzido todo o material gerado pela Instituição, além das produções do Canal Futura.

A reunião foi acompanhada pelo professor Orlando Ângelo, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e pelos jornalistas e professores do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da UEPB, Fernando Firmino, Arão Azevedo e Michele Wadja.

Texto: Severino Lopes