Departamento de Enfermagem

UEPB realiza ação de saúde em unidades penitenciárias em alusão a campanha Novembro Azul

23 de novembro de 2016

Diante da importância da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, o projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UPEB), “Assistência à saúde: vivência em penitenciárias de Campina Grande”, coordenado pelas professoras Eloide André e Gabriela Costa, com participação do professor Leandro Oliveira, da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), realizou na última segunda-feira (21) uma ação de saúde relacionada a campanha Novembro Azul, na Penitenciária Regional de Campina Grande Raimundo Asfora (Serrotão) e na Penitenciária Regional Padrão Campina Grande (Máxima).

A atividade teve como objetivo favorecer a redução das taxas de morbimortalidade e morbidade e melhorar a qualidade de vida dos homens entre 20 e 59 anos, privados de liberdade no ambiente prisional. A participação de 10 alunos da graduação em Enfermagem e técnicos dos departamentos de Farmácia e Enfermagem, conforme destacou a professora Gabriela Costa, foi de fundamental relevância. “A experiência é indescritível. Nada se compara a atender neste local, segundo os alunos. E para os técnicos estas ações, mesmo após a graduação, os fazem permanecer próximos das necessidades de saúde da população, onde quer que esta esteja”, destacou Gabriela.

Nesse sentido, diversas ações foram realizadas com vistas a garantir a prevenção, promoção e o cuidado em saúde, como testes de glicemia capilar, aferição de pressão, testagem rápida sífilis, Hepatite C e HIV,  exames PSA com critério de rastreio, consulta de enfermagem, além de avaliação de feridas e curativos. Por fim, as atividades educativas abordaram sífilis e câncer de próstata, em reconhecimento a incidência elevada entre esta população.

Na unidade feminina, a ação iniciou-se no Outubro Rosa e o grande compromisso do projeto foi concluir a digitação de todos os prontuários das reeducandas. O trabalho foi concluído também na última segunda-feira, com a entrega de um computador para a equipe de saúde trabalhar com prontuário eletrônico.

Texto e fotos: Divulgação