Departamento de Computação

Departamento de Computação

CCT – CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Artigos de pesquisador do NUTES são apresentados em conferência internacional na Alemanha

25 de setembro de 2014

Três artigos produzidos pelo pesquisador do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) e professor doutor do Departamento de Computação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Frederico Bublitz, foram apresentados na International Conference on Consumer Electronics, realizada em Berlim, capital da Alemanha.

Congresso2-1Os artigos internacionais produzidos em parceria com professores da UFCG e UFPB tiveram como temas “Using Statistical Data for Context Sensitive Pervasive Advertising”, “Estimating computer systems power consumption for time scaled experiments” e “A Software Framework for User-Level Power Management”.

No primeiro artigo foram apresentados resultados sobre a possibilidade de anúncios nos smartphones baseados em dados estatísticos, associados a informações básicas do cliente a partir de localização. Já o segundo aborda a redução do tempo de realização de experimentos com vistas a implantação de políticas de gerenciamento de energia em notebooks e smartphones. O tema volta a ser abordado no terceiro artigo, sendo que nesta publicação é proposta, por meio de um estudo de caso, a integração do gerenciador de energia com o Sistema Operacional.

Congresso2Durante o período em Berlim, Frederico Bublitz também participou da Consumer Electronics Unlimited, que é uma feira mundial de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos e apresenta os mais novos produtos e inovações no centro de mercado regional mais importante da Europa. “A feira oferece uma visão abrangente do mercado internacional e atrai a atenção de visitantes de mais de 100 países. Foi uma oportunidade de explorar novas tendências e conhecer os lançamentos de novas tecnologias e produtos”, destacou o pesquisador.