Departamento de Agrárias e Exatas

CCHA – Centro de Ciências Humanas e Agrárias

História

Com mais de 55 anos de existência, a Escola Agrotécnica do Cajueiro, Campus IV, localiza-se na Comunidade do Cajueiro, região do Semiárido paraibano, Mesorregião do Sertão Paraibano, distante 427 km da capital do estado, possui uma área total de aproximadamente 93 hectares.

Funcionou de inicio quando fundada em 1952 como Colégio Agrícola de Catolé do Rocha, administrado pelo Governo Federal. Em 1979, através da Lei 4.126 de 27 de dezembro, após 10 anos sem funcionamento foi reaberta como Escola Estadual Agrotécnica do Cajueiro, vinculada a Secretaria de Educação do Estado e incorporada posteriormente pela Universidade Estadual da Paraíba em 1989 de acordo com o Decreto Estadual 1.133 de maio de 1989. Em 2004 foi criado o Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA)/Campus IV/Catolé do Rocha.

No CCHA os professores eram lotados no Departamento de Letras e Ciências Agrárias, tendo como seu último chefe o Prof. Francisco Ademilton Vieira Damaceno. Em 04 de março de 2008 o Departamento foi desmembrado, formando o Departamento de Letras e Humanidades e o Departamento de Agrárias e Exatas (DAE). A primeira reunião do DAE ocorreu em 13 de novembro de 2008, já presidida pelo Prof. Edivan da Silva Nunes Júnior.

Atualmente, o DAE está em franco crescimento, sendo responsável por distribuir professores principalmente para os Cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias e para a Escola Agrotécnica do Cajueiro. Seu corpo docente é formado por profissionais altamente qualificados nas diversas áreas do conhecimento científico e agrícola, sendo vários deles Doutores, envolvidos em cursos de Pós-Graduação, pesquisas, atividades de extensão, inovação tecnológica, empreendedorismo e internacionalização.

Enfrentando diariamente inúmeros desafios, o DAE tem lutado pela consolidação de novos cursos, tramitando em intensas discussões internas e com a comunidade a criação dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Zootecnia, Bacharelado em Agronomia e uma especialização em Sistemas Agrícolas Sustentáveis. A cada passo dado, o DAE se consolida, utilizando estratégias administrativas modernas e cada vez mais cumprindo seu papel no desenvolvimento institucional e comunitário, avançando na construção da história da educação interiorana.

Em homenagem a todos os que contribuíram para o engrandecimento do DAE expomos o quadro de Chefes e Chefes Adjuntos que o administraram ao longo desses anos.

Quadro de
Honra dos Chefes e Chefes Adjuntos do Departamento de
Agrárias e Exatas

(2004-2008)