Departamento de Matemática

Departamento de Matemática

CCT – CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Projetos de Extensão

RESUMOS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO VINCULADOS AO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

Prof(a) Dra. Katia Maria de Medeiros

Calculadoras, Tarefas e Comunicação nas Aulas de Matemática

RESUMO:   O presente projeto de extensão tem como objetivo geral desenvolver atividades com Calculadoras, Tarefas e Comunicação, junto aos futuros professores do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, utilizando calculadoras básicas e científicas na sala de aula. Como objetivos específicos, estudar e apresentar, no Laboratório de Matemática da UEPB, os minicursos elaborados junto aos futuros professores da Licenciatura em Matemática da UEPB durante o mês de setembro de 2016; Aplicar os minicursos em sala de aula com os alunos dos professores convidados a participar do projeto e pertencentes a uma escola pública estadual de Campina Grande durante os meses de outubro e novembro de 2016; Escrever relatos de experiência e artigos que serão apresentados em encontros de Educação Matemática, no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e publicados em anais destes eventos e em revistas de Educação e Educação Matemática, durante os meses de dezembro 2016 a abril de 2017; Elaborar relatório do projeto em tela e divulgá-lo na Semana de Extensão da UEPB; Apresentar os resultados do projeto de extensão em eventos científicos qualificados regionais ou nacionais. A coordenadora do projeto será responsável, juntamente com os futuros professores, pela elaboração, estudo e apresentação de minicursos, nos quais os conceitos matemáticos serão explorados tarefas utilizando as calculadoras básica e/ou científica como recurso e a comunicação oral sobre a Matemática. Após isto, serão escritos relatos de experiência e artigos que serão apresentados em encontros de Educação Matemática, no Congresso Brasileiro de Extensão Universitário e publicado em anais destes eventos e em revistas. Por fim, será elaborado um relatório do projeto em tela a ser divulgado na Semana de Extensão da UEPB.   Palavras-chave: Calculadoras; Tarefas; Comunicação na Aula de Matemática.

Comunicando Matemática a partir de Materiais Manipuláveis e em Formulação e Resolução de Problemas

RESUMO:   O presente projeto de extensão tem como objetivo geral Desenvolver atividades com Comunicação, Materiais Manipuláveis e Formulação e Resolução de Problemas junto aos futuros professores do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB.  Como objetivos específicos, estudar e apresentar, no Laboratório de Matemática da UEPB, os minicursos elaborados junto aos futuros professores da Licenciatura em Matemática da UEPB durante o mês de setembro de 2016; Aplicar os minicursos em sala de aula com os alunos dos professores convidados a participar do projeto e pertencentes a uma escola pública estadual de Campina Grande durante os meses de outubro e novembro de 2016; Escrever relatos de experiência e artigos que serão apresentados em encontros de Educação Matemática, no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e publicados em anais destes eventos e em revistas de Educação e Educação Matemática, durante os meses de dezembro 2016 a abril de 2017; Elaborar relatório do projeto em tela e divulgá-lo na Semana de Extensão da UEPB; Apresentar os resultados do projeto de extensão em eventos científicos qualificados regionais ou nacionais. A coordenadora do projeto será responsável, juntamente com os futuros professores, pela elaboração, estudo e apresentação de minicursos, nos quais os conteúdos matemáticos serão explorados a comunicação e a formulação e resolução de problemas matemáticos a partir dos materiais manipuláveis Sólidos Geométricos de Acrílico, Tangram, Geoplano e Geoespaço. Após isto, serão escritos relatos de experiência e artigos que serão apresentados em encontros de Educação Matemática, no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e publicados em anais destes eventos e em revistas. Por fim, será elaborado um relatório do projeto em tela a ser divulgado na Semana de Extensão da UEPB.    Palavras-chave: Comunicação da Aula de Matemática; Materiais Manipuláveis; Formulação e Resolução de Problemas; Ensino Médio.

Prof Me. Fernando Luiz Tavares da Silva

DIFICULDADES SOBRE A APLICAÇÃO DA REGRA NÚMERO 11 DO FUTEBOL PROFISSIONAL: O IMPEDIMENTO. UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR

RESUMO: Esse trabalho é uma atividade pedagógica que através de um estudo multidisciplinar reflete sobre as dificuldades existentes na aplicação da regra número 11 do futebol profissional, o impedimento. Primordialmente avaliamos o grau de entendimento da regra e sua logística através dos conceitos gerais da redação técnica investigando como um assistente de arbitragem de futebol encontra-se na presença de três condições coerentes entre si e interdependentes, onde cada uma considera a existência da outra para enfim, ter que tomar uma decisão em frações de segundos. O estudo agrega diversas percepções através de discussões das respectivas áreas do conhecimento, como a Educação Física, a Matemática, a Física, que determinam que este fenômeno é fator comum entre o mundo da arbitragem esportiva no geral, e as falhas que estão sujeitas a ocorrer mesmo na utilização de dispositivos eletrônicos para analisar cada lance das partidas. Em fatos reais de partidas oficiais de futebol profissional, que ocorrem em diferentes cidades, estados, países, horários e datas e por diferentes equipes de jogadores e de arbitragem, observamos a impessoalidade da regra e comprovamos através da estatística a incidência de “erros”, descartando qualquer tipo de dolo. Contudo, entendemos que não é pelo desconhecimento e desentendimento da regra o fator principal para que o assistente tome sua decisão de forma condizente à mesma, mas sim, pelo fato da impossibilidade de atender na íntegra o rigor da mesma. Palavras-chave: Multidisciplinar. Regra. Impedimento. Arbitragem.