DEPBIO

DEPBIO

Departamento de Biologia

Projeto de extensão realiza coleta para exames laboratoriais em unidades penitenciárias de Campina Grande

28 de abril de 2016

O projeto de extensão Assistência de Enfermagem em Penitenciárias, do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com o propósito de incrementar as ações na comunidade e garantir o acesso de sujeitos privados de liberdade à rede do Serviço Único de Saúde (SUS), realizou recentemente coleta de exames laboratoriais nas unidades penitenciárias Regional Padrão (Máxima), Regional Raimundo Asfora (Serrotão) e Feminina de Campina Grande. A atividade aconteceu em parceria com o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da UEPB.

Foram assistidos pelo projeto 20 detentos que realizaram exames de Hematologia, Imunohematologia, Bioquímica, Microbiologia, Imunologia, Espermograma, Parasitologia, Uroanálise, Micologia, Leucograma, Hemograma completo e Cultura de fezes e urina. As amostras foram coletadas nas dependências da Penitenciária Regional Padrão Campina Grande, contando com o empenho dos agentes penitenciários para viabilizar a ação. O projeto de extensão é coordenado pelas professoras Gabriela Costa e Eloide André.

De acordo com a coordenação do projeto, esta ação visa oferecer suporte técnico e operacional para o desenvolvimento de práticas preventivas e atenção primária de caráter geral, referentes às ações e serviços de saúde, bem como o acesso aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos daqueles que se encontram em situação privada de liberdade. A coordenação do LAC, através da professora Eliana Maia, disponibilizou todo material e equipe de técnicos coletadores para a realização da atividade, que terá continuidade para ampliar o número de exames feitos nas unidades prisionais de Campina Grande.