DEPBIO

DEPBIO

Departamento de Biologia

Curso de Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da UEPB, é um dos cursos pioneiros do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e foi criado por meio da Resolução/FURNE/CONSEPE/05/74 sendo reconhecido através da Portaria Nº 285, de 04/07/83 do CFE. Após sua criação foi desativado, sem que nenhuma turma houvesse concluído, sendo reativado no ano de 1979 e, tendo os primeiros concluintes reunidos em uma só turma, formando a turma 81/82.

De sua criação até 1992, o curso manteve o mesmo currículo. Em 1992 foi aprovado o novo currículo, inteiramente reformulado. Com vistas a atender demanda oriunda do Departamento de Biologia, o CONSEPE aprovou o atual currículo através da Resolução UEPB/CONSEPE/18/99 com oferta concomitante em Licenciatura e Bacharelado, no turno diurno. Sendo que, apenas no ano de 2000 o CONSUNI, através da RESOLUÇÃO UEPB/CONSUNI/11/2000, cria a modalidade Bacharelado no Curso de Ciências Biológicas.

Em 2003, o CONSUNI, através da Resolução UEPB/CONSUNI/06/2003 cria vagas para o curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, no turno noturno, com currículo aprovado pelo CONSEPE através da resolução UEPB/CONSEPE/13/2003.

Neste contexto histórico o Departamento de Biologia votou e aprovou em reunião a elaboração de um novo Projeto Pedagógico que unificasse as licenciaturas ofertadas. De tal forma que o curso de Ciências Biológicas tivesse um currículo único para os dois turnos na Licenciatura ficando um currículo único para o Bacharelado ofertado, com suas peculiaridades, apenas no turno diurno.

Em 2014, o Colegiado do Curso organizou o processo de seleção de membros para compor o NDE (Núcleo Docente Estruturante), que entre suas responsabilidades estão a elaboração de proposições e deliberação do Plano de Desenvolvimento do Curso (PDC), onde constará alterações na proposta do PPC, inclusive, em sua estrutura curricular. Desta forma, o NDE deliberou a formação e discussão de dois PPCs, sendo um voltado para o Curso de Ciências Biológicas Licenciatura Diurna e Noturna e outro para o Bacharelado, respeitando as habilidades e perfis profissionais específicas.

Ao longo desses anos trabalhamos incansavelmente, no sentido de garantir uma formação diferenciada para os nossos alunos. Buscamos também responder a demandas e problemas que enfrentamos em nosso curso, quais sejam a necessidade de flexibilização do acesso aos componentes curriculares, em turnos diferenciados o que resolve uma demanda discente represada, criando condições para que seja estabelecido um fluxo entre os dois turnos de funcionamento do curso, ao mesmo tempo possibilitando ao aluno do curso noturno; para tanto buscamos conhecer a realidade de outras universidades brasileiras e construímos a nossa proposta pautada em nossa realidade social e em nosso objetivo de estarmos a serviço da sociedade, gerando saberes e melhorando a qualidade de vida através de projetos de pesquisa e de extensão, bem como da formação de profissionais aptos a atuarem no ensino e/ou na pesquisa.