Curso de Computação

Curso de Computação

Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas

Estágio

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação oferece 01 (uma) disciplina Eletiva de Estágio Supervisionado, totalizando uma carga horária de 360 horas. 


O estágio em Ciência da Computação consiste no desenvolvimento de atividades da área da Ciência da Computação em organizações, sob a supervisão de um de seus profissionais qualificados, cujo nome deverá ser submetido e aprovado pela Coordenação de Estágio. O plano de trabalho deverá justificar um mínimo de 360 horas de atividades, que deverão ser cumpridas em um semestre letivo. Ao final do estágio, o aluno deverá apresentar um relatório e defendê-lo perante comissão designada pela Coordenação de Estágio.

As etapas são a seguir. 

Etapa 1: Documentação (junto a coordenação de estágio e monitoria) (20h)

Nesta fase, os alunos deverão preencher e entregar os seguintes documentos:

  • Declaração de Matrícula (2 cópias)
  • Plano de Estágio (1 cópia)
  • Declaração de Aceite de Supervisão (1 cópia)
  • Termo de Compromisso (3 cópias) 
    • (Geralmente emitido pela empresa (Concedente), em que as partes interessadas devem assinar: o estagiário, a Concedente e a Instituição de ensino. A assinatura do termo de compromisso por parte da instituição de ensino cabe à Pro-Reitoria de Ensino de Graduação e/ou coordenador(a) Geral de Estágios Supervisionados. Lembrando que os termos de compromisso deverão estar todos compatíveis as normas da lei vigente (Lei 11.788/2008))

Etapa 2: Informações Gerais e Revisão (20h)

O professor fará exposição sobre os conteúdos necessários para o correto andamento do estágio.

Etapa 3: Realização do estágio (300h)

Os alunos estarão realizando o estágio nas organizações escolhidas. O professor deverá fazer o acompanhamento semanal das atividades previstas no plano de atividades de cada aluno.

Etapa 4: Relatório Final (20h)

Os alunos deverão produzir e entregar o relatório final de estágio.
O professor deverá acompanhar a elaboração do relatório final e realizar a avaliação final do aluno. 
Documentos necessário:

obs: por decisão do NDE do curso, ao cursar a disciplina de estágio o aluno estará dispensado de seis disciplinas eletivas.